Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Comportamento


A decisão de ser feliz


De uma maneira geral a vida se apresenta como contraditória e complicada, sendo assim, fórmulas mágicas ou até mesmo soluções infalíveis de felicidade não são facilmente encontradas. Porém se trabalharmos algumas estratégias internas poderemos encontrar mais momentos de felicidade em nossas vidas.
Primeiramente precisamos definir a felicidade, para isso, pedimos agora que você feche os olhos e imagine algumas situações que verdadeiramente desfrutou da felicidade. Concentre-se nos detalhes, no que realmente te tocou para se alegrar...vivencie essa situação por alguns minutos. Pronto, agora ficará mais fácil prosseguir.
 Definir a felicidade é algo muito pessoal, e na maioria das vezes não depende de fatores externos, mas sim, da decisão tomada pelas pessoas de criá-la em suas vidas. O que nós não podemos fazer é esperar que a realização de nossas metas nos proporcione a felicidade. Como exemplo: “Serei feliz quando conseguir um aumento”; “Serei feliz quando comprar o meu carro”... Essa busca de felicidade se apresenta como incompleta e deixa uma sensação de insatisfação.
Ser feliz vai além de conquistas materiais, físicas ou emocionais isoladas. Podemos dizer que ser feliz é um estado continuo no qual nos movemos com altos e baixos. O equilíbrio está relacionado com a forma que você encontra para interpretar os eventos de sua vida. No exercício proposto a cima, para definirmos a felicidade, ao fechar os olhos você pode ter lembrado de uma situação simples, como exemplo, o dia em que sentou com seu filho para raspar uma panela de brigadeiro, o dia em que estava jogando cartas com seus amigos, ou até mesmo o dia em que recebeu um abraço sincero de alguém especial. A interpretação que você dá para os eventos de sua vida pode fazer total diferença para sentir ou não a felicidade. Ser feliz é uma escolha e essa escolha pode estar relacionada com pequenas situações do dia-a-dia.
Para tornarmos essa escolha mais real, trabalharemos algumas dicas:
  • Experimente o novo sempre que possível, não existe um único caminho para ser feliz;
  • Procure estar consciente no presente, para não deixar passar situações preciosas;
  • Não se deixe levar pelos hábitos negativos, lembre-se que hábitos são aprendidos, e que, assim como você os aprendeu, você pode substituí-los por condutas positivas;
  • Proponha-se a encontrar o lado positivo das coisas, a pessoa feliz tem o foco nas experiências positivas e dão grande importância para isso;
  • Busque sentir-se bem consigo mesmo, trabalhe a sua auto-estima acreditando no que pensa e sente a respeito de si mesmo, e não no que as outras pessoas pensam e sentem a seu respeito;
  • Procure sentir-se bem no relacionamento interpessoal, o apoio social nos faz desfrutar e compartilhar os sucessos e as alegrias.
Procure não só escolher o melhor para você, mas viva esse melhor de forma especial e intensa. Você é o único que pode traduzir e sentir a sua felicidade. Sendo assim, mãos a obra, reinterprete os eventos de forma positiva, desfrute do presente precioso e acredite em si mesmo. Caso você esteja em um grau muito intenso de insatisfação na vida, procure a ajuda de um profissional especializado.

Graziela Baron Vanni de Moraes
Diretora da Clinica Qualidade de Vida
Psicóloga Aperfeiçoada em TCC e
Stress emocional pelo Centro                                                            
Psicológico de Controle do Stress
CRP 06 68515

Nenhum comentário:

Postar um comentário